Notícias


Data: 05/07/2018

FARINHEIRA SUSTENTÁVEL, uma nova realidade no beneficiamento da mandioca.



O conceito Farinheira Sustentável trabalha 3 pilares: ambiental, econômico e social. O pilar ambiental busca transformar a manipueira, que possui alto poder de contaminação, em um aliado da produção agropecuária com seus multiaproveitamentos. No pilar econômico busca aproveitar a mandioca de forma integral (raiz e parte aérea). No pilar social busca ajudar os agricultores familiares a agregarem mais renda a sua produção, geração de renda com base em novos produtos e subprodutos atualmente desprezados.


Este projeto surgiu em virtude da dificuldade enfrentada pelos agricultores que estão refém dos atravessadores, e do anseio para poder comercializar sua produção empacotada, somando-se a necessidade de regularização ambiental e sanitária da agroindústria.


O Centro de Referência em Mandiocultura, localizado no povoado de Pouso Alegre, Alcobaça/Bahia, tem sido o local onde este projeto está sendo desenvolvido com formação teórico-prática de 2 dias, padronização da produção de farinha, possibilidade de empacotamento após obter os alvarás de funcionamento, sanitário e ambiental. Além desta ação o Centro de Referência tem atuado em frentes de pesquisa, ensino e extensão buscando disseminar conhecimento sobre a cadeia produtiva da mandioca no âmbito do Plano de Ação Territorial da Mandiocultura.