Notícias


Data: 14/05/2019

Círculo Agroflorestal - Torne sua roça sustentável e produtiva!



O Círculo Agroflorestal serve para o tratamentode águas cinzas, ou seja água dalavagem da pia, da mandioca, do banho, das roupas. Essa técnica pode serutilizada tanto para casas como na Farinheira Sustentável.

Vamos ao passo a passo:

O que irá precisar: BiomassaBruta (Casca de Coco, Carvão Vegetal, Madeira), Pneus, Mudas e Sementes.

Primeiro Passo: ABERTURA DO CÍRCULO

Abertura do círculo com as dimensões para 15.000 litros necessáriaspara uma farinheira de 30 sacos por semana ou uma família de 5 pessoas.

Raio: 1,80 metro

Segundo Passo: MONTAGEM DOS PNEUS

Montagem dos pneus no centro do círculo, escora com madeirados pneus, preenchimento das laterais com biomassa bruta e preenchimento dospneus com carvão.

Terceiro Passo: MONTAGEM

IMPORTANTE: Inserção do saco de ráfia aberto como filtro após1,00 metro de preenchimento.

Quarto Passo: FECHAMENTO DO CÍRCULO

Continuação do preenchimento do círculo com pneu com carvão aocentro, madeira escorando os pneus e preenchimento lateral com biomassa bruta.

Quinto Passo: UTILIZAÇÃO

Inicio do uso do círculo com água cinza da lavagem da mandiocana farinheira de Manoel Miranda (Donguinha).

Sexto Passo: FECHAMENTO

Colocar madeira em volta e com a terra retirada do círculofazer canteiro em volta para poder plantar agrofloresta (Banana, taioba, açaí,mamão, eucalipto, feijão de porco, guandu, e outras plantas que tiver disponível).

Sétimo Passo: PLANTIO DA AGROFLORESTA

Finalização do círculo com o plantio de agrofloresta noentorno do círculo para utilizar a água filtrada pelo carvão e biomassa. A podada agrofloresta deve realimentar a biomassa bruta do círculo mantendo o sistemasustentável.

IMPORTANTE: Aplicar 500 ml de E.M a cada mês,direto no círculo ou no encanamento. Colaboração do Eng. Agrônomo - Paulo Henrique Radaik